“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”
ESOPO
- A EDUCAÇÃO
A Educação Infantil é brincar, correr, pular, comer, andar, dormir, alegrar-se e ficar triste, desenhar e conhecer a natureza e o mundo social, se arriscar a ler e escrever as primeiras palavras e aprender a interagir e usar os instrumentos culturais da nossa cultura.
No mundo atual, aceleram-se os ponteiros do relógio pedagógico, devido à ideia de que todos sejam “gênios” e de que só há espaço para os melhores. Os pais influenciados por essa cobrança social e da mídia, exigem que os filhos sejam alfabetizados precocemente, gerando grandes consequências na vida das crianças, como dores de cabeça, dificuldades para se expressar e stress, interferindo diretamente na autoestima da criança e, futuramente, no seu desenvolvimento.

Toda criança aprende brincando, e quando lhe asseguramos esse direito, estamos dando-lhe a liberdade para criar, construir, pensar e repensar suas ações. É através das brincadeiras e da interação com outras crianças, adultos, experiências diversificadas e instrumentos culturais (livros, brinquedos, objetos, etc.), que a criança, aprende, socializa e representa sua cultura, internalizando significados e adquirindo valores.
Por isso, separamos nossas crianças por idade, da seguinte maneira:
- BERÇÁRIO I
BERÇÁRIO I A
PRISCILA DE FATIMA CORDEIRO – MONITORA
BERÇÁRIO I B
KELLY ISBELLE SILVA COELHO – MONITORA
BERÇÁRIO I C
ELIANE DOS SANTOS JULIO MACHADO – MONITORA
- BERÇÁRIO II
Assim, com muita música, cantigas de roda e brincadeiras as crianças aprendem e se desenvolvem para o estágio posterior.
BERÇÁRIO II A
NICOLE ALBERO RODRIGUES – MONITORA
MARIA CRISTINA DOS SANTOS – MONITORA
JAQUELINE AP. DE OLIV. ALMEIDA MEDEIROS – MONITORA
BERÇÁRIO II B
JUCELAINE APARECIDA MARINONI – MONITORA
MARIANA ALEIXO OLIVEIRA – MONITORA
BERÇÁRIO II C
ANDREA REGINA DE SIMÃO – MONITORA
JESSICA GABRIELA LIMA – MONITORA
- MATERNAL I
Na parte pedagógica, as professoras agem com carinho, atenção, cuidado e afeto para transmitir às crianças os conhecimentos necessários para a próxima etapa.
MATERNAL I A
DINAIR CARDOSO IVALDO – MONITORA
AMANDA BUENO BATISTA DE LIMA – MONITORA
MATERNAL I B
MARIA DANIELA SILVA ASSUNÇAO – MONITORA
ROSALINA MARIA DA COSTA MACHADO – MONITORA
MATERNAL I C
ROSANGELA DOS SANTOS – MONITORA
EDUARDA ANDRADE – MONITORA
- MATERNAL II
MATERNAL II A
CRISTIANE WILLER DA SILVA – MONITORA
AMANDA BUENO BATISTA DE LIMA – MONITORA
MATERNAL II B
VALERIA SANTOS – MONITORA
ROSALINA MARIA DA COSTA MACHADO – MONITORA
MATERNAL II C
CLEIDE DE JESUS PIO ALVES – MONITORA
EDUARDA ANDRADE – MONITORA
- 1ª FASE
Brincar, expressar criatividade, desenvolver a autonomia, estabelecer vínculos, ampliar as relações sociais são alguns dos objetivos nesta fase.
1ª FASE A
PAMELA CAROLINE RODRIGUES DE JESUS – MONITORA
1ª FASE B
THAÍS FERREIRA GOMES – MONITORA
1ª FASE C
JOICE CORTES LIMA – MONITORA
- 2ª FASE
As dinâmicas nesta fase priorizam o diálogo, o respeito, o espírito de equipe e de pesquisa, o desenvolvimento de habilidades e competências e a contextualização do conhecimento criando condições de formar agentes transformadores da sociedade, num processo educativo que se desenvolve de modo participativo e integrado.
2ª FASE A
MAYARA FERNANDA COELHO – MONITORA
2ª FASE B
RISOLANJE LIMA BARBOSA – MONITORA
2ª FASE C
ANA PAULA DIAS – MONITORA
A Creche Mãezinha é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que a mais de 70 anos educa e cuida das crianças ituanas com nível sócio econômico baixo.