TURMAS CRECHE MÃEZINHA

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.”

ESOPO

A Educação Infantil é brincar, correr, pular, comer, andar, dormir, alegrar-se e ficar triste, desenhar e conhecer a natureza e o mundo social, se arriscar a ler e escrever as primeiras palavras e aprender a interagir e usar os instrumentos culturais da nossa cultura.

No mundo atual,  aceleram-se os ponteiros do relógio pedagógico, devido à ideia de que todos sejam “gênios” e de que só há espaço para os melhores. Os pais influenciados por essa cobrança social e da mídia, exigem que os filhos sejam alfabetizados precocemente, gerando grandes consequências na vida das crianças, como dores de cabeça, dificuldades para se expressar e stress, interferindo diretamente na autoestima da criança e, futuramente,  no seu desenvolvimento.

Toda criança aprende brincando, e quando lhe asseguramos esse direito, estamos dando-lhe a liberdade para criar, construir, pensar e repensar suas ações. É através das brincadeiras e da interação com outras crianças, adultos, experiências diversificadas e instrumentos culturais (livros, brinquedos, objetos, etc.), que a criança, aprende, socializa e representa sua cultura, internalizando significados e adquirindo valores.

Por isso, separamos nossas crianças por idade, da seguinte maneira:

Nessa etapa da vida, os estímulos são muito importantes, por isso, as atividades são desenvolvidas com acompanhamento pedagógico, respeitando o estágio de desenvolvimento da criança.
Atende crianças até 1 ano de idade. As responsáveis pelo berçário são as tias:

BERÇÁRIO I A

TALITA RODRIGUES TEIXEIRA – MONITORA
PRISCILA DE FATIMA CORDEIRO  – MONITORA

BERÇÁRIO I B

MARIA AURIA NOGUEIRA SILVA – MONITORA
KELLY ISBELLE SILVA COELHO – MONITORA

BERÇÁRIO I C

DILMA MARIA DOS SANTOS MIRANDA – MONITORA
ELIANE DOS SANTOS JULIO MACHADO – MONITORA
Possui atividades acompanhadas por especialistas que cuidam para que a criança receba o estímulo adequado ao seu desenvolvimento.
Assim, com muita música, cantigas de roda e brincadeiras as crianças aprendem e se desenvolvem para o estágio posterior.
As tias responsáveis por essa etapa são:

BERÇÁRIO II A

NICOLE ALBERO RODRIGUES – MONITORA
MARIA CRISTINA DOS SANTOS – MONITORA
JAQUELINE AP. DE OLIV. ALMEIDA MEDEIROS – MONITORA

BERÇÁRIO II B

EDILANE CORREA GOMES – MONITORA
JUCELAINE APARECIDA MARINONI – MONITORA
MARIANA ALEIXO OLIVEIRA – MONITORA

BERÇÁRIO II C

ROSANA APARECIDA SOMBINI – MONITORA
ANDREA REGINA DE SIMÃO – MONITORA
JESSICA GABRIELA LIMA – MONITORA
Atende crianças de dois anos, oferecendo toda a infraestrutura necessária para o bem-estar e desenvolvimento.
Na parte pedagógica, as professoras agem com carinho, atenção, cuidado e afeto para transmitir às crianças os conhecimentos necessários para a próxima etapa.
As professoras e monitoras responsáveis são:

MATERNAL I A

ALESSANDRA APARECIDA RIBEIRO – PROFESSORA
DINAIR CARDOSO IVALDO – MONITORA
AMANDA BUENO BATISTA DE LIMA – MONITORA

MATERNAL I B

MARIA DIVA DA SILVA – PROFESSORA
MARIA DANIELA SILVA ASSUNÇAO – MONITORA
ROSALINA MARIA DA COSTA MACHADO – MONITORA

MATERNAL I C

LAIS CRISTINA SOUSA – PROFESSORA
ROSANGELA DOS SANTOS – MONITORA
EDUARDA ANDRADE – MONITORA
Voltado para crianças de três anos, tendo todo espaço adequado para o desenvolvimento. Na parte pedagógica, a partir dos três anos, a criança inicia o processo de alfabetização. Aprendendo a identificar as primeiras letrinhas. delineando a motricidade de forma mais específica, aprimorando alguns conhecimentos já adquiridos. Nesse momento, toda criatividade é pouco e a falta de novos estímulos pode afetar o interesse da criança, comprometendo o aprendizado. Assim, a preocupação é interagir com a criança de modo que ela não perca o interesse e ao mesmo tempo em que ela se desenvolva para a alfabetização.
Cuidam dessa etapa as professoras e monitoras:

MATERNAL II A

ALESSANDRA APARECIDA RIBEIRO – PROFESSORA
CRISTIANE WILLER DA SILVA – MONITORA
AMANDA BUENO BATISTA DE LIMA – MONITORA

MATERNAL II B

MARIA DIVA DA SILVA – PROFESSORA
VALERIA SANTOS – MONITORA
ROSALINA MARIA DA COSTA MACHADO – MONITORA

MATERNAL II C

LAIS CRISTINA SOUSA – PROFESSORA
CLEIDE DE JESUS PIO ALVES – MONITORA
EDUARDA ANDRADE – MONITORA
Atende crianças de 4 a 5 anos, com um projeto pedagógico desenvolvido para as crianças desta faixa etária, dando continuidade a alfabetização.
Brincar, expressar criatividade, desenvolver a autonomia, estabelecer vínculos, ampliar as relações sociais são alguns dos objetivos nesta fase.
Esta fase conta com as seguintes professoras e monitoras:

1ª FASE A

STEPHANIE DE CAMARO PRADO – PROFESSORA
PAMELA CAROLINE RODRIGUES DE JESUS – MONITORA

1ª FASE B

LUCIANA MARIA DA SILVA  – PROFESSORA
THAÍS FERREIRA GOMES – MONITORA

1ª FASE C

NUBIA PRATTES BARBOSA – PROFESSORA
JOICE CORTES LIMA – MONITORA
Nesta fase, as crianças começam a vivenciar situações diversificadas que favorecem seu aprendizado.
As dinâmicas nesta fase priorizam o diálogo, o respeito, o espírito de equipe e de pesquisa, o desenvolvimento de habilidades e competências e a contextualização do conhecimento criando condições de formar agentes transformadores da sociedade, num processo educativo que se desenvolve de modo participativo e integrado.
As responsáveis por esta fase são:

2ª FASE A

STEPHANIE DE CAMARO PRADO – PROFESSORA
MAYARA FERNANDA COELHO – MONITORA

2ª FASE B

LUCIANA MARIA DA SILVA – PROFESSORA
RISOLANJE LIMA BARBOSA – MONITORA

2ª FASE C

NUBIA PRATTES BARBOSA – PROFESSORA
ANA PAULA DIAS – MONITORA

A Creche Mãezinha é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que a mais de 70 anos educa e cuida das crianças ituanas com nível sócio econômico baixo.